(Artrose Acrômio-clavicular)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Artrose é o termo genérico usado para relatar um desgaste da articulação, podendo ser causado por uso excessivo ou secundário a uma fratura na articulação que tenha gerado um desgaste precoce da mesma.
A articulação acrômio-clavicular é formada pela extremidade da clavícula com o acrômio, sendo uma articulação que pode ser palpada superficialmente na extremidade superior do ombro. O seu desgaste geralmente acomete atletas, trabalhadores braçais e praticantes de musculação.

Sintomas
A principal queixa é dor a palpação da articulação acrômio-clavicular, dor a elevação do ombro acima de 90° e ao cruzar o braço sobre o tronco.

O Diagnóstico
O diagnóstico é simples e feito através do exame físico e de radiografias que comprovem o desgaste da articulação acrômio-clavicular. A ressonância Magnética também é de grande valia podendo relatar com mais precisão o desgaste articular.
O Tratamento
O tratamento inicial é sempre conservador com medidas analgésicas, fisioterápicas ou infiltrações articulares.
Nos casos de falha do tratamento clínico, o tratamento cirúrgico através de artroscopia está indicado para alívio dos sintomas e volta às atividades normais.